Titular da Cadeira nº 36 - Maria Cleonice Calisto dos Santos


Maria Cleonice Calisto dos Santos (Cléo Calisto) nasceu em Tobias Barreto, SE, no dia 31 de dezembro. É filha de João Cardoso da Silva e de Maria Cacilda da Silva.
Casada com Durval Calisto dos Santos; mãe de Andréa Cristina e Adriana Cleonice; é avó de João Calisto Zerbetto.
É escritora, poetisa e artista plástica. Premiada nas áreas das letras e das artes, destaca-se, sobremaneira, na literatura infanto-juvenil e, na pintura, na técnica óleo sobre tela.
Participou de várias exposições coletivas e individuais com quadros expostos no Brasil e no exterior, com algumas premiações.
Como escritora, recebeu vários prêmios, dentre os quais a edição de livro, pela Academia de Letras de São Lourenço, MG, na categoria Contos Infantis, com o livro artesanal Como Surgiu Rita. Publicou também: Peu e a Árvore; Um Cão Chamado Táxi. É autora dos contos O Palhaço Sonhador e Jasmin.
Em seu estado natal, nas cidades de Tobias Barreto e Aracaju, foi agraciada com os prêmios Mulher Nota 10; Mulher Destaque; e Mulheres em Destaque da Cultura Sergipana. Considerada filha ilustre da cidade de Tobias Barreto, tem obras expostas na Prefeitura, no Grupo Escolar e na “Casa de Tobias Barreto”.
Na cidade de Santos, foi premiada com o Prêmio “Robalo de Ouro”, promovido pelo radialista Sérgio Baccarat.
Pertence a catorze academias literárias.
Foi colaboradora de “A Tribuninha”- encarte do Jornal “A Tribuna”, de Santos, SP, escrevendo vários contos infantis em capítulos semanais; e, mais tarde, na “Rádio Cacique” de Santos, contava suas próprias histórias infantis para os ouvintes do programa intitulado: Entrou por uma porta e saiu pela outra.
Fundadora da Associação de Poetas e Escritores da Baixada Santista, na década de 1980, foi também co-fundadora do NACLIP – Núcleo de Arte e Cultura do Litoral Paulista.
É diretora do Departamento de Artes do M.A.F. (Movimento de Arregimentação Feminina) de Santos.
Trabalha como voluntária no grupo As Tulipas, do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos/SP.
Tomou posse na AFCLAS, em 26 de abril de 1991. Nesse sodalício, exerceu o cargo de 1ª Tesoureira, em vários biênios.
Patrona - Rosinha Mastrângelo
Rua Fernão Dias, 34 - sala 11 -
Tel.: (13) 97419-2434 ID: 35*60*38491 - Gonzaga - Santos