Titular da Cadeira nº 07 - Ana Lúcia de Souza Feijó da Silva


(extraído do discurso da acadêmica Brites Quaresma Figueiredo).
Madrugada de 30 de julho. Nascia Ana Lúcia, na Maternidade da Santa Casa da Misericórdia, em Santos – cidade que começou a amar desde a infância.
Pelo lado materno, provinham músicos amadores – o avô era violonista e a avó, soprano. Pelo paterno, havia a avó, poetisa.
Aos três anos de idade, seus pais a matricularam no tradicional colégio “Externato Santa Rita”, onde haviam estudado duas gerações de sua família e sua mãe fora professora. Lá, permaneceu até completar o curso primário. Nessa época, estudava piano com a professora e concertista Dalva Helena Andrade de Mesquita. Na solenidade de formatura, aos 10 anos de idade, fez sua primeira apresentação para grande público.
Cursou o ginásio no “Liceu Feminino Santista”. Nessa época, iniciou seus escritos em prosa e verso incentivada pelo professor de Literatura, Doutor Nicanor Ortiz. Paralelamente, continuava a estudar piano com a concertista Rosita Alvarez Quintana e ballet, com a professora América Ribeiro Pacheco.
No Instituto Estadual de Educação “Canadá”, diplomou-se no Curso Normal.
Educadora, dedicou-se à profissão em escolas das redes pública e particular, lecionando no Ensino Fumdamental, Médio, Superior e Pós-graduação; psicopedagoga em clínica particular, psicodramatista, pedagoga Especialista em Educação de Crianças com Necessidades Especiais; palestrante em Simpósios e Congressos.
Na área musical, além de pianista, fez cursos de Regência Coral, Canto e Flauta Doce. Ainda adolescente, apresentou-se como pianista em cidades do interior paulista, do sul de Minas, Rio de Janeiro, além de Lisboa (Portugal), Lyon (França) e Sevilha (Espanha).
Após concluir o curso de piano, fez dois anos de aperfeiçoamento no instrumento com a mesma professora – Rosita Alvarez Quintana. Posteriormente, nos anos 1978/1979, passou a estudar com o professor Ciro Gonçalves Dias Júnior.
Criou, em parceria com a professora e Supervisora de Ensino Haydée Julião, o Coral da Escola Municipal de Educação Especial “Maria Carmelita Proost Villaça”, em Santos, sendo a primeira Regente, no final da década de 1970.
Como poetisa participou de duas Antologias da AFCLAS e teve publicações em jornais e revistas. Escreveu, em parceria com as amigas poetisas Lia Dantas, Maria Judith Hoffmann e Pepita de Azeredo Borges, em novembro de 1989, o livro Quatro Vozes. Nele, está contido o poema Imagens, que mereceu a apreciação da Professora Mestre em Letras Ermelinda Maura Chezzi – da Universidade Católica de Santos: “A poesia de Ana Lúcia reflete esta magia, este encanto que é viver. Esta sensibilidade extrema de quem é capaz de retirar do dia a dia, do nosso cotidiano, imagens tão poéticas e significativas, que nos revelam um outro lado, uma outra perspectiva, talvez ainda não percebida Transforma palavras comuns, rotineiras e banais, desgastadas pelo seu uso diário, em novas imagens intensamente reveladoras, associando e justapondo imagens tão diversas que, juntas, ganham um novo significado poético e inusitado, como em:
Teu ombro.../Varal da minha vida/onde lágrimas deixei a secar/ao sabor dos sonhos.//
Teu peito.../Misterioso manto/que me abrigou/nas intempéries de minh'alma.//
Tuas mãos.../Fervorosas taças/onde sorvi/as mais puras preces.//
Todo o teu ser.../Espaço imaculável/onde resgatei/a minha fantasia.

Professora Maura Chezzi continua: Nesta perspectiva, a relação “Teu ombro”/ “Varal da minha vida” ganha uma outra dimensão simbólica. Ana Lúcia nos incita a refletir sobre cada palavra. Cada verso vem carregado de significado. Uma única palavra nos remete a tantas outras; e assim, gera em nós infinitas emoções.
Para ler sua poesia é preciso ler com a pele, ler com todos os nossos sentidos.”

Na AFCLAS, foi inserida nas três áreas – Ciências, Letras e Artes. Exerceu cargos de 1ª Secretária, em duas gestões, e 2ª Vice-Presidente. Em setembro de 2012, foi eleita Presidente, sendo reeleita em 2014 para o biênio 2015/2016.
Patrona - Antonietta Rudge
Rua Fernão Dias, 34 - sala 11 -
Tel.: (13) 97419-2434 ID: 35*60*38491 - Gonzaga - Santos