Titular da Cadeira nº 05 - Sílvia Ângela Teixeira Penteado


Educadora apaixonada pelo seu trabalho na formação de gerações, Sílvia Teixeira Penteado, Reitora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), presidente da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, biênio 2014/2016, e membro do Conselho Deliberativo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP, traduz seu idealismo em ações concretas, que têm se revertido para a qualidade de vida da nossa sociedade.
A vocação e o talento, herdou-os de seus pais, o saudoso Milton Teixeira e Nilza Maria Pirilo Teixeira, fundadores do Complexo Educacional Santa Cecília, ao lado da irmã de Nilza, professora Emília Maria Pirilo. Nascida em Santos, Sílvia teve sua formação voltada à missão de educar. É Doutora em Educação pela USP (1996), Mestre em Educação pela PUC - São Paulo (1990) e pedagoga.
Começou a trabalhar aos 15 anos, ao lado de sua família, toda composta de educadores. Tem vários trabalhos publicados, dentre os quais "Participação na Universidade: retrato em preto e branco" (1991, Editora Pioneira); "A formação do professor - Compromisso com a transformação da sociedade" (1987, Editora UNISANTA); "Pós-modernismo e educação" (1993, USP); "Identidade e Poder na Universidade" (1998, Editora Cortez/UNISANTA).
Publica também textos em revistas nacionais e internacionais especializadas e artigos de opinião em jornais de circulação no País. É Acadêmica Titular da Academia Santista de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Santos e de outras entidades científicas e culturais da região e do País.
Participa ativamente de Intercâmbios Culturais com organismos de pesquisa de várias Universidades Brasileiras, divulgando a Cultura e a Educação, além de manter contato estreito com instituições internacionais, como as universidades do Minho, da Madeira e de Coimbra, em Portugal; Universidades de El Salvador e de Belgrano, na Argentina; Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos; e Universidades do Havre e de Toulouse, na França.
São muitas as homenagens recebidas ao longo de sua brilhante carreira. Destaque Mulher do Ano 1994, outorgado pelo Movimento de Arregimentação Feminina de Santos (MAF); Medalha de Mérito Cultural e Científico "Educador Emérito", outorgada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo - SEMESP, 1995; Cidadã Emérita de Santos, láurea da Câmara Municipal de Santos, em agosto de 1996; Prêmio "Mulher Destaque" na Área: Educação - Região Brasil - 1997/1998, homenagem do Club Soroptimista Internacional de Santos.
E mais: Mérito Cultural: Prefeitura Municipal de Cubatão, em 1997; Medalha Brás Cubas - Câmara Municipal de Santos, em 30 de novembro de 1999; Troféu Lídia Federici - março de 2000 – Destaque; Título “Personalidade do Ano na Prevenção às Drogas”, pela Prefeitura Municipal de Santos, em 2008.
Foi homenageada pelo Rotary Club Noroeste com o “Prêmio Personalidade do Ano”, em 22 de junho de 2009; pela Santos Arquidecor, na categoria Educação, em outubro de 2010; Prêmios Mérito Profissional, pelo Rotary Club Santos, em março de 2011; e Anita Garibaldi, pela Câmara Municipal de Santos, em março de 2014.
Em 2013, foi nomeada integrante das Comissões de Língua Pátria, Publicações e Ciências da AFCLAS.
A generosidade e a afabilidade no trato, além da sensibilidade aos problemas da população, constituem outras características de Sílvia Teixeira Penteado, que a tornam uma das personalidades mais admiradas e queridas na região. Casada com Antonio Penteado, diretor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Unisanta, é mãe de Marcus Teixeira Penteado e de Renata Teixeira Penteado. Renata, assessora da reitoria, é casada com Fábio Saorini, diretor de Ativos da Unisanta. Marcus, Diretor de Marketing da Universidade, casou-se com Lilian Cerroni Penteado. Os netos Fabrício e Bernardo aumentaram recentemente a família de educadores.
Patrona - Anália Franco
Rua Fernão Dias, 34 - sala 11 -
Tel.: (13) 97419-2434 ID: 35*60*38491 - Gonzaga - Santos