Titular da Cadeira nº 02 - Meire Berti Gomiero Fonseca


Nasceu em São Paulo, no dia 07 de dezembro.
Formou-se em piano e Licenciatura Plena em Música pelo Instituto Musical de São Paulo e em Regência Coral pelos mestres: Carlos Alberto da Fonseca, Jonas Cristensen, Paul Bernard (Alemanha) e Hans Kast (Bruxelas).
Participou da Convenção Internacional de Regentes Corais em Brasília e do Curso Internacional de Regentes Corais em Curitiba e Rio de Janeiro. Foi bolsista em Campos do Jordão, além de haver regido o Coral dos Bolsistas no Teatro Municipal de São Paulo.
Em técnica vocal, foi aluna de Élide Schiavetti, Ula Wolf, Claudia Mochi e Márcia Degani (ECA-USP).
Formou-se, ainda, em Folclore, no Museu do Ibirapuera (SP).
Foi participante de Congressos Brasileiros de Folclore, com destaque para o III Congresso Latino-Americano de Folclore Del Mercosul (Argentina).
Fundou a Escola Musical “Henrique Oswald” e o Centro de Estudos Folclóricos de Santos, que, ao longo dos anos, formaram professores e artistas. Por meio desses profissionais, que realizaram concertos e recitais, grandes nomes e obras dos compositores brasileiros foram divulgados.
Na Prática Coral, destacou-se no Movimento Coral da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo, que proporcionou a criação de vários corais da Baixada Santista e do Litoral, integrando comunidades pela voz e pelo canto coletivo.
Criou, a pedido da Secult (Secretaria de Cultura de Santos), Luzes de Natal, inicialmente para a Pinacoteca e, depois, realizado na Praça Mauá, que reunia aproximadamente 300 integrantes nas diversas linguagens artísticas (música, teatro, dança), cujo público estimado girou em torno de 5 mil pessoas.
No Folclore da Prática Educacional, em parceria com a Rede de Ensino de Santos, foram realizadas inúmeras oficinas sobre as manifestações do nosso folclore, ressaltando as que trataram da história de vida do próprio aluno e de brinquedos e brincadeiras dos Bairros de Santos.
Idealizou o Mutirão do Folclore de Santos, festival nacional em parceria com a Secretaria de Cultura de Santos.
Destaca-se, entre os livros editados, “Esta Gente da Beira Mar”, que valoriza o viver do homem simples (o caiçara) nos aspectos que melhor sedimentam a sua cordialidade, revelando uma cultura colorida que cultiva o seu passado ao mesmo tempo em que o prepara para o futuro.
Dentre os prêmios recebidos, merecem ser citados:
- O Mérito da Ordem dos Músicos do Brasil.
- Concurso Internacional de Coros de Porto Alegre.
- Medalha de Mérito Cultural “Brás Cubas”, da Câmara Municipal de Santos.
- Prêmio Notável da Cultura, outorgado pelo Sindicato dos Bancários de Santos, em 31 de outubro de 2015.
Membro da Diretoria Executiva da AFCLAS, ocupando o cargo de 1ª Tesoureira, nos biênios 1995/1996 e 2013/2014, sendo reeleita para o biênio 2015/2016.
Patrona - Adelina Mazagão Alcover
Rua Fernão Dias, 34 - sala 11 -
Tel.: (13) 97419-2434 ID: 35*60*38491 - Gonzaga - Santos