Patrona da Cadeira nº 37 - Tarsila do Amaral




Nasceu na cidade de Capivari, interior de São Paulo, em 1º de setembro de 1886. Criou-se, junto a seis irmãos, na Fazenda Capivari de propriedade de seus pais.
Na Europa, onde fora completar seus estudos iniciados no Colégio Sion, em São Paulo, teve o primeiro contato com a pintura e, com êxito, o que a fez prosseguir. Retornado à capital paulista, estuda desenho com Pedro Alexandrino. Mais tarde, ingressa na Academia Julian, em Paris.
De volta ao Brasil, conheceu intelectuais e artistas adeptos do Modernismo e logo sua pintura expressa novas influências. Seus quadros A Negra, Abaporu, Pau-Brasil e seu temas pictóricos fizeram parte da revolução modernista na arte.
Em 1926, realizou sua primeira individual em Paris, tendo na capa o famoso “autorretrato”, onde, com grandes brincos pendentes e negros cabelos puxados para trás, mostrava a beleza da mulher brasileira em sua plenitude.
Seu exotismo cromático agradou e a tonalidade azul que usava foi denominada o “Azul Tarsilar”.
Faleceu em São Paulo, a 17 de janeiro de 1973.
Acadêmica Titular da Cadeira: Carmen Ruth Hoffmann – Membro Efetivo.
Poeta, trovadora, cantora, compositora, artista plástica. Fundadora e coordenadora do Grupo Além-Art e do Grupo Clave's. Trabalhos publicados em várias coletâneas. Membro do Grupo Encontro de Poetas fundado pela acadêmica Brites Quaresma Figueiredo, em 1983.
Antecessora:
Magda Antonia Peres Neves - Membro Fundador.
Rua Fernão Dias, 34 - sala 11 -
Tel.: (13) 97419-2434 ID: 35*60*38491 - Gonzaga - Santos