Patrona da Cadeira nº 33 - Nair Sotta




No dia 16 de julho de 1928, nascia em Santos, Nair Sotta. Residiu e estudou até a conclusão do Curso Ginasial, em Jacarezinho, Rio Grande do Sul. Retornou à cidade natal, ainda adolescente, onde fez o Curso Científico.
Seu espírito humanitário a orientou na escolha profissional. Assim, seguindo o desejo consciente de atenuar as dores humanas, decidiu caminhar pela área da saúde.
Concluiu o Curso Técnico de Enfermagem, massagem e hemoterapia, tendo atuado como Técnica de Laboratório na Faculdade de Ciências Médicas de Santos.
O amor pelas artes desabrochou na infância. Estudou música, manifestando maior interesse por dois instrumentos – piano e violão. Pintora e desenhista, também se dedicou à arte teatral, tendo encenado a peça As Máscaras, de Menotti Del Picchia, em Santos. Contudo, foi na literatura que teve maior expressão. Participou de várias antologias do Anuário de Poetas do Brasil, edição 1978/1979 e teve trabalhos poéticos publicados em jornais e revistas literárias.
Seu único livro Baú de Sonhos não chegou a ser editado.
Foi membro do Clube de Poesia de Santos e da Casa do Poeta Brasileiro. Faleceu em Santos, aos 15 dias do mês de março de 1984.
Acadêmica Titular da Cadeira: Maria José Alves Ramos de Almeida – Membro Efetivo.
***
Antecessora:
Ruth Vidal Simões – Membro Fundador.
Rua Fernão Dias, 34 - sala 11 -
Tel.: (13) 97419-2434 ID: 35*60*38491 - Gonzaga - Santos