Patrona da Cadeira nº 30 - Maria Eugênia Celso




Em 19 de abril de 1890, nasceu Maria Eugênia Celso de Assis Figueiredo Carneiro de Mendonça. No seu primeiro ano de vida, foi vitimada pela poliomielite. No entanto, a precariedade de seus movimentos físicos parece haver impulsionado seus dotes intelectuais.
Respeitada nos meios culturais, colaborou, como escritora, em jornais e revistas como O Cruzeiro e Jornal do Brasil, para o qual escreveu durante quarenta anos.
Representou o Brasil, em 1931, no II Congresso Internacional Feminino, realizado no Rio de Janeiro. Defensora dos direitos da mulher, foi convidada a participar da Conferência da UNESCO, em Paris, no ano de 1952, onde apresentou trabalho sobre Direito e Condição da Mulher.
A literatura e a cultura brasileiras foram difundidas no exterior, através de suas conferências e obras como Vicentino, novela traduzida para o espanhol e francês, e Jeunesse, poemas em francês.
Faleceu em 6 de dezembro de 1963, no Rio de Janeiro.
Acadêmica Titular da Cadeira: Gisele Prata Real – Membro Efetivo.
Cirurgiã-dentista com especialização em Saúde do Idoso e Gerontologia. Escultora reconhecida internacionalmente como representante do Brasil em exposições de Escultura em Areia. Pintora.
Antecessoras:
Maria Judith Martins Hoffmann – Membro Fundador.
Odete Cheida Hilinski.
Rua Fernão Dias, 34 - sala 11 -
Tel.: (13) 97419-2434 ID: 35*60*38491 - Gonzaga - Santos