Patrona da Cadeira nº 18 - Dinah Silveira de Queiroz


Dinah Silveira de Queiroz nasceu em família de escritores, no ano de 1911. Durante quarenta e quatro anos de carreira literária, praticou, com maestria, diversos gêneros literários, entre os quais romance psicológico, romance histórico, conto, literatura infantil e juvenil, teatro, ficção científica, assim como atuou no jornalismo escrito e falado.
Estreou nas letras em 1939, com o romance Floradas na Serra, desencadeando absoluto sucesso, não apenas no Brasil, mas também no exterior. Em Portugal, por exemplo, exerceu notável atividade cultural e diplomática. Dotada de poderosa imaginação criadora, deu novo impulso à narrativa de ficção científica no Brasil.
Dinah foi pródiga na criação de personagens femininos, complexos e bem acabados, a fluírem no estilo rico em símbolos e imagens. Uma das mais talentosas romancistas brasileiras foi a segunda mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Faleceu em 1982.
Acadêmica Titular da Cadeira: Katya Lais Ferreira Patella Couto - Membro Efetivo.
Mestre e Doutora em Língua Portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Cubatão. Membro da Academia Santista de Letras. Tomou posse na AFCLAS, em 14 de abril de 2016.
Antecessoras:
Izabel Cholby Santos – Membro Fundador.
Maria de Fátima Rocha Guerra.
Rua Fernão Dias, 34 - sala 11 -
Tel.: (13) 97419-2434 ID: 35*60*38491 - Gonzaga - Santos