Presidente de Honra - Irmã Cássia (Maria Fleury da Silveira)


Idealizadora e criadora da Academia Feminina de Ciências, Letras e Artes de Santos – AFCLAS, Irmã Cássia nasceu em Santos, aos 18 de julho de 1908, onde faleceu, em 15 de outubro de 1995.
Ainda jovem, tornou-se professora de piano e, posteriormente, concertista. Lecionou órgão e aperfeiçoou-se em Canto Gregoriano.
Fez noviciado na Congregação de Jupille, na França, onde pronunciou seus votos em 20 de agosto de 1935.
Em Santos, criou o Curso Pastoral e cursos de alfabetização. No município de Cubatão, fundou escola para portadores de deficiência.
Iniciou trabalho assistencial e educacional na ALA – Assistência ao Litoral de Anchieta – em 1966.
Religiosa exemplar, mulher abnegada na ciência de educar e no exercício da arte, foi também grande incentivadora dos trabalhos realizados pela mulher. Compreendeu essa busca de realização humana pelos caminhos da Ciência, das Letras e das Artes. Concluiu, após longa experiência como educadora, que a inteligência, a percepção e sensibilidade artística femininas mereciam melhor conhecimento e maior reconhecimento.
Paciente e perseverante, tendo como referência outras instituições acadêmicas femininas, fundou – com mais trinta e nove mulheres atuantes na cultura santista – a AFCLAS, em 08 de outubro de 1986, nas dependências do Colégio “Stella Maris”.
Rua Fernão Dias, 34 - sala 11 -
Tel.: (13) 97419-2434 ID: 35*60*38491 - Gonzaga - Santos