Patrona da Cadeira nº 04 - Madre Alix Le Clerc




No dia 2 de fevereiro de 1576, na cidade Lorena de Remiremont, nos territórios da França, nasceu Alix Le Clerc.
Viveu numa região devastada por guerras religiosas e miséria. Nesse clima conturbado, que se estende ao século XVII, Alix encontra em Deus sua paz e sua vocação.
Determinada e imbatível, enfrentando barreiras, em 1598, reúne meninas pobres e ricas, do campo e da cidade para instruir. À época, as mulheres não tinham direito à instrução. Eram destinadas a tecer coroa de flores, fazer rendas, bailar e gerar os filhos de que a pátria necessitasse.
Convidou outras madres e fundou em Poussay, nordeste da França, uma escola feminina de educação. Os estudos seriam o meio de viver bem e orientar a mulher.
Madre Alix Le Clerc foi a fundadora da Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho, que chegou ao Brasil no ano de 1906. Em Santos, as religiosas se estabeleceram e fundaram o Colégio “Stella Maris”, em 1924.
Faleceu em 9 de janeiro de 1622.
Acadêmica Titular da Cadeira: Elizabeth Aparecida Souza Apolinário Lins – Membro Efetivo.
Delegada de Polícia, Especialista em Políticas de Segurança Pública pela PUC-SP, Especialista em Segurança Pública e Justiça Criminal/Curso Superior de Polícia, pela Academia de Polícia Civil de São Paulo; professora concursada da Cadeira de Polícia Comunitária da Academia de Polícia Civil de São Paulo.
Antecessora:
Maria Fleury da Silveira - Irmã Cássia - idealizadora e fundadora da AFCLAS.
Rua Fernão Dias, 34 - sala 11 -
Tel.: (13) 97419-2434 ID: 35*60*38491 - Gonzaga - Santos