Patrona da Cadeira nº 02 - Adelina Mazagão Alcover


Nascida em Araras, estado de São Paulo, aos 12 de fevereiro de 1898, foi Educadora Musical de várias gerações de santistas. Concertista de reconhecido mérito, afirmava que a música representava “o desenvolvimento intelectual, por ser uma linguagem pura, celestial por excelência, que exprime, através da melodia, tudo o que sentem nossos corações”.
Desenvolveu excelente trabalho de folclore brasileiro. Enfatizava: “o folclore nacional encerra os motivos mais preciosos que exprimem, claramente, o caráter colorido de nossa terra e de nossa gente”.
Procurou desenvolver entre os jovens o gosto pela música e pelo Canto Orfeônico, organizando conjuntos orfeônicos, sendo famosas suas apresentações, onde conseguia reunir, em perfeita harmonia, trezentas vozes.
Afirmava que “a música nos oferece as mais eficientes possibilidades de educação social, moral e religiosa”.
Seu gênio de artista e espírito de educadora deixaram marcas indeléveis no coração dos santistas.
Faleceu em 06 de janeiro de 1968.
Acadêmica Titular da Cadeira: Meire Berti Gomiero Fonseca – Membro Fundador.
Pianista com Licenciatura Plena em Música. Professora e maestrina; folclorista; escritora. Foi titular da Cadeira de Folclore da Fundação Lusíada, em Santos. Cursou Regência Coral como bolsista no Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP).
Rua Fernão Dias, 34 - sala 11 -
Tel.: (13) 97419-2434 ID: 35*60*38491 - Gonzaga - Santos