Yedda de Burgos Martins de Azevedo

Biênios: 1999-2000 ao 2001-2002


Yedda de Burgos Martins de Azevedo nasceu em Santos, no dia 22 de junho de 1928, e faleceu no dia 1º de dezembro de 2011, na mesma cidade. Filha do ilustre médico Dr. Coreolano Burgos Sobrinho e de Da. Cândida Lima Burgos, foi casada com Carlos Eduardo Martins de Azevedo com quem teve dois filhos: Luís Fernando e Mariângela.
Fez os primeiros estudos e Escola Normal no Colégio São José, encerrados em 1947, nesta cidade.
Nutricionista formada pela Federação das Faculdades Integradas do Estado da Guanabara, em 1950, teve o mérito de ser pioneira do Estado de São Paulo a graduar-se em Nutrição.
Concluiu pós-graduação na Faculdade de Higiene e Saúde Pública de São Paulo, da Universidade de São Paulo. Em sequência, concluiu o Curso Internacional de Nutrição e Saúde Pública (OMS) do Ministério da Saúde, também pela USP.
Seus trabalhos técnico-científicos são inúmeros. Entre eles, no IV Simpósio Brasileiro de Nutrição, em Botucatu, na 32ª Reunião Científica da SBPC; no VI Congresso Internacional de Dietética; VI Congresso Latino Americano de Nutrição; VIII Congresso Internacional de Nutrição. Inúmeras publicações em pesquisa científica, na Revista Alimentação e Nutrição, Pesca em Revista e Jornal da Pesca, além de pronunciamentos e depoimentos técnicos nos jornais "A Tribuna" e no extinto "Cidade de Santos".
Foi nutricionista responsável pela coordenação e fiscalização dos trabalhos nutricionais das prefeituras da Baixada Santista, representando o Ministério da Educação entre 1967 e 1980. Neste período, coordenou 61 cursos no Estado de São Paulo, proferiu 232 conferências, atingindo um total de 12.000 participantes. Conquistou troféus e diplomas de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
Além dos trabalhos citados, publicou três livros de poesia: Partidas e Brecadas, O que restou do automóvel e Colcha de Retalhos. Em prosa, A França que eu vi.
Na pintura, assinou óleos sobre tela para exposições individuais e coletivas.
Na música, desenvolveu a espontaneidade das composições animadas para as reuniões familiares que promovia em sua casa - uma casa alegre e festejada pelos parentes e amigos.
Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, e da Academia Santista de Letras, onde exerceu cargos de diretoria.
Membro fundador da Academia Feminina de Ciências, Letras e Artes de Santos, foi sua primeira presidente. Providenciou Estatuto e Regimento Interno, presidiu várias solenidades de reconhecimento à posse das demais acadêmicas fundadoras e de outras que vieram depois. Projetou inúmeros trabalhos culturais; promoveu concursos a revelar talentos e foi, verdadeiramente, a guardiã mais entusiasta do sonho de Irmã Cássia, a idealizadora da AFCLAS.
Foi titular da Cadeira nº 31, da Patrona Maria José Bueno Wolf
Rua Fernão Dias, 34 - sala 11 -
Tel.: (13) 97419-2434 ID: 35*60*38491 - Gonzaga - Santos